Guia | Como cuidar corretamente dos seus sex toys?

Eu sempre ressalto a importância da prática sexual saudável para os meus pacientes e quando possível, defendo o uso de sex toys. Seja para o prazer solo ou acompanhado, os brinquedos são grandes aliados para trazer novos estímulos e sensações na hora do prazer.

Investir em sexual wellness (ou, no bom português, bem-estar sexual) vem se tornando uma tendência mais do que saudável e fundamental para as pessoas. E com isso, é importante reforçar que os toys precisam de cuidados especiais para serem higienizados corretamente e não perder a qualidade dos seus materiais e motores. Então, preparei um guia completinho com dicas para você usar e abusar dos seus brinquedos e, de quebra, zelar por eles com todo carinho que merecem.

Faça a limpeza antes e depois do uso
Ninguém compra uma calcinha e sai usando-a sem lavar. Então, por que seria diferente com brinquedos eróticos?

Sendo assim, antes de iniciar o seu momento de autocuidado, sempre lave o seu toy. Mesmo que ele seja guardado em uma caixa específica, partículas de poeira ficam acumuladas na superfície. É bom lembrar que o mesmo processo vale para depois do uso, ok? Guardar seu sex toy com fluidos pode causar a proliferação de fungos.

Use sabonete específico ou neutro
Existem no mercado (alô, Labareda Boutique!) sabonetes próprios para a higienização de brinquedos eróticos. Além de limpar, eles ajudam na conservação dos materiais e não danificam as peças.

Mas sem neura! Se você não tiver nenhum sabonete específico em casa, use um sabonete íntimo mesmo. O que não pode é usar detergente de cozinha ou outros produtos de limpeza mais agressivos. Lembre-se de que seu toy é delicado e existe muita tecnologia por ali.

Tome cuidado com a água
A maioria dos toys recarregáveis não são à prova d’água (seria meu sonho?), mas sim, resistente a fluidos. Brinquedos à pilha então, sem chance.Por isso, na hora da lavagem, evite colocar a entrada do carregador/baterias embaixo da torneira. Certifique-se de ter fechado bem qualquer abertura e deixe a água correr pelo brinquedo. Depois, seque o seu toy com uma toalha macia (que não solte pelinhos) ou uma toalha de papel.

IMPORTANTE: A água quente pode deformar alguns produtos. Então, opte sempre pela água fria. Ferver os sex toys? JAMAIS!

Hidrate seus sex toys
É muito importante hidratar os brinquedos para ajudar na conservação dos materiais de revestimento e garantir uma maior vida útil (e retorno do seu investimento, né?). Confira quais materiais usar de acordo com o modelo que você tem:

 

Massageadores de pele sintética (cyber skin): use lubrificantes à base de silicone antes de guardar;
Massageadores de silicone: hidrate com lubrificantes à base de silicone ou guarde com talco de bebê;
Massageadores de vidro, pedras ou aço: podem ser guardados direto, após a higienização;

Massageadores de borracha ou PVC: utilize óleo vegetal (de preferência de coco ou amêndoas) sem açúcares.

 

Independentemente do lubrificante que você escolher, tente priorizar fórmulas com Aloe vera na composição para evitar fissuras e ardência na hora da brincadeira.

Qual lubrificante usar?
Via de regra, para uso e penetração, lubrificantes à base d’água são os menos agressivos para o pH íntimo. Mas eu sei que eles tendem a secar mais facilmente e precisam ser reaplicados com frequência. Então, a sugestão é: use produtos compatíveis com o revestimento do seu toy (veja o item acima).

Outra dica de ouro é tomar cuidado com lubrificantes à base de óleos! Com brinquedos de silicone ou cyber skin, o óleo tende a danificar o sex toy. O mesmo acontece com a combinação preservativo mais óleo, que pode ocasionar o rompimento do látex e acidentes.

 

 

Cuidados com baterias e afins
Nunca, jamais, em hipótese alguma, guarde seus produtos com as pilhas dentro. Esse cuidado é mega importante para garantir a preservação do seu toy, evitar vazamento das baterias e garantir maior durabilidade do motor.

Já os brinquedos recarregáveis não devem ser utilizados enquanto ligados na tomada. Não queremos acidentes! Deixe o toy carregando durante uma horinha antes do uso e pronto.

Enfim, espero que você aproveite todas essas dicas e invista em um brinquedo que se encaixe perfeitamente com sua necessidade e personalidade. O importante é ter em mente que qualquer sex toy antes de ser colocado em uso deve estar limpo, protegido e recarregado. Não existem milagres para que o brinquedo dure para sempre… Mas a gente pode fazer a nossa parte e aproveitar ao máximo cada real investido.

Curta sua sexualidade, plena e intensamente, e nunca esqueça de levar um um carregador ou pilhas novas dentro da bolsa. Afinal, uma pessoa precavida vale por cinco (e ninguém merece tirar as pilhas do mouse para usar no sex toy, né?).
Beijos da Ka!

 

Karina Brum

Sexóloga. Educadora Sexual; Palestrante; Psicóloga; Especialista em Saúde da Mulher.
Treinamento em Psicologia Humana dentro das organizações.