Pompoarismo: o que é e por que você deve adotar essa prática hoje mesmo

O pompoarismo nada mais é do que a prática de exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico — região responsável pela sustentação do peso do nosso aparelho urinário e, no caso das mulheres, também do útero e órgãos adjacentes (ovários, trompas e bexiga). Pode ser realizado tanto de forma livre, a partir de movimentos de contração, ou com o uso de objetos específicos conforme a frequência da atividade e fortalecimento do corpo.

Se você ainda não conhece essa técnica, saiba que ela só garante benefícios. Tanto para a saúde física e emocional, quanto para o sexo, lógico! Continue lendo e confira quais são eles. 😉

Evita a incontinência urinária

É natural que ao longo do tempo, com o envelhecimento, o corpo se torne mais flácido. Isso acontece porque perdemos colágeno e vitaminas, ganhamos peso ou vivemos o “efeito sanfona” devido à desaceleração metabólica. Então, é possível apresentar episódios de perda urinária quando fazemos exercícios de impacto moderado, demoramos para fazer xixi ou durante período gestacional. Mas calma! Tudo pode ser evitado com cuidados e ginástica íntima.

Como disse anteriormente, além de tonificar a musculatura pélvica, o pompoarismo é sinônimo de saúde e qualidade de vida, melhorando a circulação sanguínea e nossa percepção erótica.

Fortalece o períneo (no pré e pós-parto)

Já ouviu dizer que o pilates e a ioga são bons aliados para ter um parto mais rápido e tranquilo? Pois é. Totalmente verdade! Nessas atividades existem diversos exercícios voltados para o fortalecimento do assoalho pélvico. Ou seja: pompoarismo! Bingo!

Assim, com essa musculatura hipertrofiada e “consciente”, o parto se torna rápido e a recuperação do puerpério fica muito mais fácil e indolor. E se preferir praticar somente os exercícios focais, a gente (a sexóloga) te ajuda!

Evita a flacidez vaginal

Bom, a vagina é basicamente formada por músculos. E, sim, o pompoar deixa essa “ampola” muscular ainda mais potente. Os treinos do pompoarismo resultam numa percepção íntima incrível, no aumento da lubrificação, na tonicidade muscular e, de quebra, te faz ficar com a libido nas alturas. Ou seja, pratique pompoarismo e diga adeus à possibilidade de uma vagina flácida e com flatos. Sério, gente, não é milagre. É dedicação e força de vontade.

Possibilita orgasmos múltiplos

O raciocínio é simples: quanto mais você conhece seu corpo e identifica seus gatilhos sexuais, mais rápida é a sua percepção sexual. Aperfeiçoar essa técnica te permite maior controle das contrações musculares vaginais, podendo provocar “apertões” deliciosos e contínuos. Nesse caso, vale testar essa dica com alguém ou algum brinquedinho erótico, específico para a penetração.

Ah! Os treinos para fortalecimento também aumentam a irrigação sanguínea local e sua vagina fica pulsante, lubrificada e contraída. Divirta-se e explore seu corpo à vontade! <3 .

 

Melhora a energia e desempenho sexual

Se os exercícios de pompoarismo deixam a vagina mais forte, imagine o que eles não farão com a sua mente?!

Sim, sua vivência sexual é importante. O nosso cérebro comanda nossas ações e desejos. E quando se está certa de que seu corpo é livre, sua forma de agir será focada em ter prazer. Uma conexão leva à outra. Destravando a mente, o corpo foca na qualidade da sexualidade e toda sua energia é concentrada para o investimento no prazer

Melhora a autoestima

Sabe a máxima de quando alguém diz “nossa, a Fulana está muito sorridente/radiante hoje”? Aposto que ela pratica pompoarismo!

Como qualquer outra técnica de autocuidado, os resultados são perceptíveis e as mudanças acontecem de dentro para fora. Afinal, estando no controle do seu prazer, alcançando orgasmos mais intensos e trabalhando na evolução da sua autoconfiança e autoconhecimento, que mulher não se sente melhor sendo a dona do próprio corpo?

Beijos da Ka!

Karina Brum

Sexóloga. Educadora Sexual; Palestrante; Psicóloga; Especialista em Saúde da Mulher.
Treinamento em Psicologia Humana dentro das organizações.